:: ATMTGLA ::
ASSOCIAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DOS MUNICÍPIOS DAS TERRAS DO GRANDE LAGO ALQUEVAs

Origem e Natureza

A Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA) foi criada em 2005 pelos Municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira (que desde 26/04/2012 renunciou à condição de associado) e pelos Ayuntamientos espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno. É dotada de personalidade jurídica e adopta a forma de associação de municípios de fins específicos, nos termos e ao abrigo da Lei 11/2003, de 13 de Maio e demais legislação Portuguesa aplicável.

A ATMTGLA tem por objecto a gestão comum de equipamentos ou serviços públicos e o desenvolvimento de acções que lhe permitam beneficiar do Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha- Portugal 2007 – 2013 (POCTEP), ou de outros instrumentos que o substituam, podendo, subsidiariamente, prestar serviços a um ou mais municípios associados, nos domínios acima referidos.

A ATMTGLA tem como objecto social:

A realização de obras de interesse público, especialmente relacionadas com o aproveitamento das potencialidades dos regolfos de Alqueva e Pedrógão, visando: o combate à poluição, a utilização dos planos de água, a recuperação e conservação do património histórico e natural e a qualificação urbana e ambiental das Aldeias Ribeirinhas;

A gestão comum de equipamentos e serviços públicos;

O desenvolvimento de projectos e acções que lhe permita beneficiar dos Programas Comunitários de Apoio ao Desenvolvimento Regional e Transfronteiriço;

Prestar serviços, realizar estudos e elaborar planos, nos domínios referidos nos números anteriores;

Promover de acções de informação e divulgação especialmente do turismo, da sua área de intervenção.

> Estatutos

> Plano de Actividades e Orçamento 2015

> Plano de Actividades e Orçamento 2014

> Relatório e Contas de Gerência 2014

> Relatório e Conta de Gerência 2013

Âmbito geográfico e Associados

A Associação desenvolve a sua actividade no âmbito geográfico delimitado pela área total dos municípios associados, situando-se a sede na Barragem de Alqueva, à Estrada Municipal 284, em Moura, Portugal.

Logótipo

Logo ATMTGLA

O azul simboliza o Grande Lago a abraçar os dois países,
representados pelas cores das respectivas bandeiras.

Projetos em curso

Aqui saiba mais sobre os projectos e acções que a ATMTGLA se encontra a desenvolver e sobre os que já desenvolveu.

// Projecto Estruturante para o Desenvolvimento das
Terras do Grande Lago Alqueva (PEGLA)

// Acções para o Desenvolvimento das
Terras do Grande Lago Alqueva (ADLA)

Notícias

Fiestas Locales e Patronales
> 1 al 16 Agosto 2015
Alconchel

Expo Reg 2015
> 13 a 16 Agosto
Reguengos de Monsaraz

23ª Exposição de Actividades Económicas
20ª Exposição de Pecuária

Starlight Party Alqueva
> 14-15 Agosto 2015

“ALQUEVA DESAFIA PORTUGAL” PREVÊ
INVESTIMENTO DE 96 MILHÕES NO DESTINO

Projeto da ATLA está referenciado nos projetos da Turismo de Portugal incluídos no seu Plano estratégico 2020

“ALQUEVA DESAFIA PORTUGAL” PREVÊ
INVESTIMENTO DE 96 MILHÕES NO DESTINO

Plano de Ação ATLA 2014-2020

DARK SKY® PARTY ALQUEVA

22 E 23 DE AGOSTO 2014 | MONSARAZ JUNTO AO CONVENTO DA ORADA

Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva assinou protocolo com a EDIA para valorizar o território

Turismo, agricultura, ambiente, património, inovação,
qualificação e criação de emprego

A Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) assinaram esta semana um protocolo de colaboração que tem como objetivo a valorização do território. Através deste acordo, pretende-se impulsionar de forma concertada as oportunidades do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, nas áreas do turismo, da agricultura/agroindústrias, da dimensão ambiental e patrimonial, da inovação, ciência e tecnologia, do empreendedorismo, da qualificação e da criação de emprego.
No âmbito da preparação da nova fase de programação comunitária para o período de 2014 – 2020, a Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva está a construir o seu Plano de Ação, que irá incorporar uma estratégia concertada dos parceiros portugueses e espanhóis da associação, da EDIA e dos agentes regionais. Assim, é fundamental conjugar esforços que permitam definir um modelo de desenvolvimento capaz de potenciar projetos e ações que possibilitem um crescimento sustentável e integrado do território da Barragem de Alqueva.
José Calixto, Presidente da Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, diz que “a assinatura deste protocolo com a EDIA será muito importante para a integração territorial dos investimentos na área do maior lago artificial da Europa”. Por isso, defende, “os parceiros, todas as entidades e empresários, deverão estar unidos na defesa e na promoção das potencialidades do Grande Lago, de forma a alcançar-se um desenvolvimento sustentável que beneficie a globalidade da região”.

Feira das Flores e Sabores

Realiza-se este fim de semana , dia 10 e 11 de Maio, na aldeia da Luz, a 2ª edição da Feira das Flores e Sabores. Refira-se que esta feira, resultou do Projeto ARA (Aldeias Ribeirinhas de Alqueva), que na sua 1ª edição com o envolvimento da comunidade local,  e o enorme afluxo de visitantes à mesma, consolidou e afirmou esta como uma feira importante de promoção da região e de oportunidades de negócio, tendo como mote as “Flores e os sabores".

Esta segunda edição já promovida pela Junta de Freguesia da aldeia da Luz, com o apoio da Câmara Municipal de Mourão, associação de jovens da Luz, Projeto ARA,… contempla no programa, Passeios de barco em Alqueva, concurso das portas e janelas floridas, lançamento simbólico do vaso "Luz de Portugal", por parte de uma das jovens do Projeto ARA, feira local com a promoção de produtos regionais, bem como a Conferência EVA DREAM com a presença do Tó Romano (Diretor da Centralmodels) e ainda de algumas figuras mediáticas.

NOTA DE IMPRENSA

No âmbito da preparação do Plano de Acção 2014-2020, que a Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA) está a coordenar, realizou-se no passado dia 20 de Março, em Villanueva del Fresno, uma reunião de trabalho na qual participaram os Ayuntamientos de Alconchel, de Cheles, de Olivenza e de Villanueva del Fresno, a Diputación de Badajoz, o Gobierno da Extremadura  através da D. G. Acción Exterior, da D. G. Desarrollo Rural, da D. G. Medio Ambiente e da D. G. T. Ordenación del Territorio, a EDIA, e os Municípios de Alandroal, de Moura, de Mourão, de Portel e de Serpa.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo e a D. G. Turismo do Gobierno da Extremadura não puderam estar presentes.

Nesta reunião foi possível identificar, alguns, projectos que serão fundamentais, para um adequado aproveitamento das potencialidades desta zona, nomeadamente:

  1. Projecto “ Portas do Lago” para aproveitamento do Plano de Àgua, através da criação de Espaços Recreativos , nas margens do Lago;
  2. Programa Dark Sky, que deve ser um projecto de cooperação transfronteiriça;
  3. Circuitos turísticos / Rotas – nomeadamente do património, natureza, gastronomia, etc.;
  4. Definição de uma Agenda Cultural, na óptica de melhorar e qualificar a oferta turística cultural;
  5. Continuar com os projectos já existentes de cooperação, como por exemplo na área do Ambiente;
  6. Definição de projectos inovadores na própria cooperação transfronteiriça;
  7. Projectos de Empreendedorismo.

Ficou agendada nova reunião para princípios de Maio em Moura, na qual se espera definir já uma proposta concreta de Plano de Acção.

"DARK SKY" NA IMPRENSA

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTER-REGIONAL
PARA 2014-2020

O programa de cooperação inter-regional para 2014-2020, denominado INTERACT III encontra-se em fase de consulta pública. Os 30 países participantes, em colaboração com a autoridade de gestão e secretariado conjunto do programa, disponibilizaram um draft de Programa de Cooperação.

A ASSOCIAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DOS MUNICÍPIOS DAS TERRAS DO GRANDE LAGO ALQUEVA PREPARA PLANO DE ACÇÃO PARA O PERÍODO 2014-2020

Esta Associação reuniu com os Municípios e Ayuntamientos seus associados, com a Diputatión de Badajoz e com a EDIA, para iniciar os trabalhos de preparação de um programa de investimentos, visando a sua candidatura aos Instrumentos Financeiros que irão estar disponíveis, no âmbito do próximo Quadro de Apoios Comunitários.
Foram aprovadas as orientações e objectivos estratégicos, que deverão informar a preparação do Plano de Acção - 2014-2020, o qual deverá contribuir para o aproveitamento das condições, especialmente turísticas, que o Grande Lago Alqueva potencia. Nesse sentido, foi considerado importante:

Foi, igualmente, estabelecido um programa de trabalhos para que, até final de Abril, se prepare um primeiro relatório que deverá ser analisado, a nível dos órgãos da Associação.

DESABROCHAR: SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE COMO GERAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NAS ALDEIAS RIBEIRINHAS

O Projeto Aldeias Ribeirinhas de Alqueva (ARA) tem o prazer de convidar V. Exª. a estar presente na ação de sensibilização relativa à promoção das plantas ornamentais enquanto atrativo turístico, a realizar no dia 14 de março de 2013, pelas 15:30h na Sociedade Recreativa Luzense (Largo 25 de Abril). Em anexo apresentamos o respetivo convite e programa.

Agradece-se a confirmação até ao dia 11 de março de 2013, para o email equipaluz.projetoara@hotmail.com

PRÉMIO AEBR 'SAIL OF PAPENBURG' CROSS-BORDER AWARD

A Associação Europeia de Regiões Fronteiriças (AEBR) atribuiu à ATMTGLA uma menção honrosa do prémio AEBR 'Sail of Papenburg' Cross-Border Award, prémio este que distingue os melhores projectos de cooperação transfronteiriça a nível europeu. A Associação concorreu com o projecto PEGLA, que foi considerado pela AEBR como um projecto de excelência ao nível da contribuição da cooperação transfronteiriça num cenário de cooperação territorial post-crise.

Para mais informações consultar // www.aebr.eu

Contactos

Associação Transfronteiriça dos Municípios das
Terras do Grande Lago Alqueva

Praceta Dr. Francisco Sá Carneiro, 4
Apartado 63
7200-335 Reguengos de Monsaraz

TEL. 266 611 085
FAX. 266 611 087
GPS. 38.427689,-7.537179

// www.atmtgla.eu
// atmtgla@gmail.com
NIF 507303067


Ver o mapa maior

Logos Projecto